Quem é a(o) bibliotecária(o)
Bibliotecárias(os) são profissionais da informação, capacitadas(os) a planejar, organizar e gerenciar centros de informação, bibliotecas públicas e privadas – escolares, universitárias e/ou especializadas – entre outras organizações.
No que se refere à Gestão, utiliza métodos de gerenciamento e técnicas próprias de sua profissão às necessidades específicas de seu trabalho, sabendo valer-se dos recursos tecnológicos existentes para agilizar e otimizar suas funções. Também realiza Gestão da Equipe, podendo essa ser composta por Técnicas(os) em Biblioteconomia, estagiárias(os) e funcionárias(os).
Sobre a disseminação de informações, este agente social é responsável pelo tratamento e divulgação da informação produzida nos mais variados meios, utilizando-se das ferramentas de Marketing, para difundir a importância da leitura e os benefícios do uso da informação a todos os tipos de usuários, dessa forma, promovendo a formação cultural do país
A(o) Bibliotecária(o) está habilitada(o) a executar diversos serviços, dentre eles, destacam-se: planejamento de serviços de unidades de informação, bibliotecas e centros de documentação e informação; organização de acervos (bibliográficos ou não), de serviços técnicos e administrativos ligados à documentação; avaliação; assessoria; consultoria; ensino; fiscalização técnica; normalização de documentos; organização de bases de dados, intranets e documentação para processos de certificação de qualidade; e avaliação de conteúdo da Internet.
Dessa forma, é um profissional capaz de atuar em qualquer função que vise à organização, obtenção e disseminação de informações, atuando enfim, como gestor de dados técnicos e especializados. Tal atividade acaba por otimizar tempo e recursos para seus clientes, colocando ao seu alcance informações selecionadas, precisas e de fundamental importância para o sucesso das organizações e pesquisadoras(es).