eventosnotícias

Participação da exposição “Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas”

No dia 16/05, a Presidente do Conselho de Biblioteconomia da 10ª Região, Gislene Rodrigues, participou da abertura da exposição “Pelo direito ao Livro e à Leitura: Bibliotecas Escolares Abertas”, que a Frente Parlamentar Estadual de Incentivo ao Livro e à Leitura da ALRS, presidida pela deputada Sofia Cavedon instalou no saguão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. A exposição visa denunciar o fechamento das bibliotecas escolares públicas, a ausência de profissionais bibliotecários bem como a perda de acervos e falta de políticas públicas para a manutenção das bibliotecas escolares.

O evento teve participação de entidades do livro e leitura: Associação Gaúcha de Escritores, Instituto Ágora, Associação Rio Grandense de Bibliotecários, professores, diretores das escolas públicas. Contou também com a presença de nossas registradas Morgana Marcon. coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do RS e Letícia Strehl, Diretora da Biblioteca Central da UFRGS e do membro do Conselho Fiscal da ARB, o bibliotécário e escritor Lúcio Saretta.

Esperamos visibilidade a essa pauta tão cara à sociedade gaúcha. Como gestão do CRB-10 contabilizamos diversos processos contra o Estado do RS, denúncia formal no MP-RS, e buscamos há 6 meses, sem sucesso, reunião com a Secretária Raquel Teixeira.

Seguiremos na luta pela abertura das bibliotecas escolares públicas do Estado do RS com profissionais habilitados na gestão destes espaços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *