Moção de apoio a ONG Cirandar
O CMLL – Conselho Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre – vem, por meio desta, manifestar apoio ao pleito da Ong Cirandar, responsável pela Biblioteca Cirandar, e solicitar ao Sr. Secretário Fabricio Guazzelli Peruchin, da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado do Rio Grande do Sul, que avalie as questões relativas à saída da biblioteca mencionada do seu atual logradouro com toda a serenidade e generosidade que uma biblioteca merece, e exige.
A Biblioteca Cirandar, nos dois anos de atividade neste local, tornou-se uma referência cultural para uma significativa gama de entes sociais não atendidos pelos equipamentos tradicionais da cidade.
Com uma proposta inclusiva, a Biblioteca Cirandar construiu uma programação diversificada, em conexão com a cultura produzida nas periferias e com diversas manifestações populares, como as de matriz afro-brasileiras e indígenas. Desta forma, o Cirandar soube cativar não apenas os moradores da região central de Porto Alegre, seus trabalhadores e trabalhadoras, mas também um público sensível, fragilizado e invisibilizado, entre estes, os moradores de rua do nosso Centro Histórico.
Não bastasse isto, em parceria com o CONIB, desenvolveu um programa de qualificação e alfabetização para migrantes de vários países, de forma a constituir-se em um espaço fundamental de acolhimento e promoção humana.
Este trabalho conquistou não apenas o reconhecimento da comunidade porto-alegrense, mas das entidades do ecossistema do livro como um todo.
Por esta razão, ciente das questões administrativas, e distanciando-nos de quaisquer querelas, o Conselho Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre pretende aqui enfatizar a necessidade de um prazo mais dilatado para que a biblioteca faça a sua transição e mudança. Sem menosprezo, não estamos falando aqui de um armazém, de um salão de beleza ou de uma Petshop, mas de um espaço cultural em plena atividade e com toda uma programação em andamento.
Por fim, agradecendo desde já o cordial acolhimento desta solicitação, colocamo-nos à disposição para colaborar com a solução deste impasse onde quer que nossas possibilidades permitam.
Cordialmente,
Sérgius Gonzaga
presidente do CMLL – Conselho Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre
Subscrevem conjuntamente esta moção:
ARB – Associação Rio-grandense de Bibliotecários,
CRB-10 – Conselho Regional de Biblioteconomia
AGES – Associação Gaúcha de Escritores
Mulherio das Letras RS
ARL – Academia Rio-grandense de Letras
Rede Beabah de Bibliotecas Comunitárias
Colegiado Setorial do Livro Leitura e Bibliotecas do RS
Frente Parlamentar do Livro e Leitura de Porto Alegre
Frente Parlamentar do Livro e Leitura da Alergs
Frente Parlamentar do Livro Leitura e Escrita da Câmera dos Deputados